Piloto pede prioridade para pousar e bombeiros são mobilizados no Aeroporto de Brasília
13/05/2025
(Foto: Reprodução) Voo da Azul vinha de Belo Horizonte e aterrissou no Distrito Federal às 14h12. Passageira conta que avião pousou no meio da pista e bombeiros avaliaram a parte elétrica da aeronave. Avião faz pouso de emergência no Aeroporto de Brasília
Um piloto da Azul pediu prioridade para pousar em Brasília, no começo da tarde desta terça-feira (13), e os bombeiros do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek foram posicionada para a chegada da aeronave.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Em nota, a companhia aérea disse que houve um pedido de prioridade para o pouso que vinha de Belo Horizonte, Minas Gerais, e aterrissou às 14h12. Uma pessoa que estava a bordo disse ao g1 que o avião pousou no meio da pista. De acordo com a passageira, comissários de bordo falaram para os passageiros ficarem sentados.
"Mesmo depois do pouso todos os passageiros ficaram sentados porque a aeromoça disse que os bombeiros iam avaliar a parte elétrica", disse a mulher que não quis se identificar.
A passageira ainda contou que só depois da avaliação dos bombeiros o avião foi para o local de desembarque. Segundo ela, as telas dos assentos foram desligadas e o banheiro estava sem luz.
No final da tarde, a Azul disse que mesmo não se tratando de um pouso de emergência, "pois foi somente solicitada prioridade de pouso, sendo cumprido o protocolo para tal, com o pouso ocorrendo normalmente", o caso foi reclassificado como emergência.
"A reclassificação aconteceu somente depois do pouso, e se dá para efeito de registro no Cenipa, de acordo com as condições que envolvem o pedido de prioridade, e não as condições de pouso", diz a Azul.
Piloto teria emitido sinal "mayday"
A Azul informou que, "por questões técnicas, o voo AD2780 (Belo Horizonte-Brasília) solicitou prioridade para pouso no aeroporto de Brasília. O pouso e o desembarque dos clientes aconteceram normalmente, em total segurança".
Pouco antes do pouso, um piloto informou ao g1 que o comandante do voo da Azul havia solicitado pouso de emergência. Ele teria usado a expressão "mayday" — um sinal de emergência usado na aviação, que indica uma situação crítica, como falha mecânica grave, ou qualquer outra emergência que coloque em risco a segurança.
No entanto, depois do pouso, o piloto teria cancelado o sinal de emergência. O g1 questionou a companhia aérea sobre o uso da expressão "mayday" e aguarda resposta.
De acordo com a Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília, o piloto da aeronave solicitou prioridade para pouso por volta das 13h40. Em nota, o terminal informou que o plano de contingência foi acionado, conforme protocolo de segurança.
“Os Bombeiros de Aeródromo aguardaram o pouso nas proximidades da pista, que ocorreu em total segurança”, informou o aeroporto.
Ainda de acordo com a concessionária, as operações seguiram normalmente, sem impacto em pousos e decolagens.
Avião que vinha de Belo Horizonte precisou fazer pouso de emergência em Brasília
Paulo Filho
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: homem é esfaqueado por causa de dívida de R$ 20 no DF
ENTENDA: Justiça nega pedido para obrigar homem a apagar fotos com a ex